Saiba o que fazer se o dinheiro sumir do Caixa Tem

Com o cenário de pandemia e necessidade de distanciamento social, neste ano, o aplicativo Caixa Tem ganhou espaço entre os brasileiros, principalmente entre os que utilizaram dos serviços para receber benefícios emergenciais como o Auxílio Emergencial, FGTS e o BEm. Por isso, também, aumentou o número de fraudes do aplicativo e nas poupanças digitais.

Então, se você verificou uma movimentação estranha na sua poupança digital, pode ter sido vítima de fraude, ou foi apenas uma transferência automática que a Caixa fez para outra conta, entenda como identificar.

Transferência automática

Caso você tenha se inscrito para receber o Auxílio Emergencial e, no ato da inscrição, informou uma conta pessoal já existente,nas primeiras semanas, o governo pagou o auxílio emergencial na conta indicada e abriu uma poupança digital apenas para quem não era bancarizado. Depois, a regra mudou, e todos (exceto os inscritos no Bolsa Família) começaram a receber as parcelas pelo aplicativo Caixa Tem.

O governo também passou a adotar o pagamento em duas etapas. Primeiro, o dinheiro fica disponível só para transações digitais via aplicativo, como compras online e pagamento de boletos. Numa segunda data, o saldo é liberado para saques e transferências.

É nesta segunda etapa que a confusão pode acontecer. Em alguns casos, quando chegou a data de liberação do saque, a Caixa transferiu o saldo automaticamente para aquela conta pessoal que o beneficiário havia informado no cadastro.

Portanto, verifique se o dinheiro que saiu da poupança digital do Caixa Tem não foi parar em outra conta sua. Se não for o caso, você provavelmente foi vítima de fraude.

Fraude

Ao identificar que o dinheiro da sua poupança digital foi desviado ou sacado sem autorização, procure uma agência da Caixa.

De acordo com o banco, existe um protocolo de atendimento e um formulário que deverá ser preenchido para coletar informações que ajudem a descobrir o que aconteceu com o dinheiro.

Não é preciso ir à polícia. Apesar de ela ser responsável por investigar fraudes envolvendo benefícios do governo federal, a orientação da PF é que a vítima procure apenas uma agência da Caixa, evitando aglomerações e deslocamentos desnecessários.

Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, a polícia afirma que entrará em contato com o beneficiário por meio dos dados informados no processo de contestação feito pela Caixa.

Caso fique comprovado que houve saque ou movimentação fraudulenta, a vítima será ressarcida, de acordo com a Caixa.

Evitando fraudes

A Caixa tem uma página com orientações para evitar que o dinheiro da poupança social caia nas mãos de golpistas. Entre as principais dicas estão: não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber; desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”; usar apenas aplicativos e sites oficiais da Caixa ou do governo federal; não usar no Caixa Tem a mesma senha de outros sistemas e sites.

O banco ainda alerta que nunca pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

Fonte: Portal Contábeis