A pandemia do coronavírus (Covid-19) transformou as relações corporativas. Depois da Organização Mundial da Saúde categorizou o surto como uma pandemia, muitas empresas se depararam com uma situação complexa, tendo que agir rapidamente para contorná-la.
O fato é que todas as companhias estão sujeitas a enfrentar momentos difíceis, que podem ser gerados por fatores naturais, como a crise do coronavírus, ou por falhas de serviços e maquinário, acidentes de trabalho, polêmicas envolvendo a imagem da empresa, etc.
Por essa razão, é fundamental saber como fazer uma gestão de crise assertiva, a fim de minimizar os impactos de situações adversas e contornar a crise. Além disso, estar preparado para isso evita prejuízos e danos financeiros maiores.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa fazer uma boa gestão em tempos de crise crise. Neste post, você verá que nunca foi tão fácil contornar situações adversas na sua empresa.
1. Alinhe a comunicação com a equipe
O primeiro passo para fazer a gestão em tempos de crise é alinhar a comunicação com a equipe, uma vez que os colaboradores são os principais disseminadores que informações internas e externas da companhia. Isso em qualquer nicho, como empresas de válvula reguladora de pressão, entre outros.
Nesse sentido, é fundamental que todos estejam munidos em relação a situação atual da empresa, além das medidas que serão tomadas durante a crise.
Só assim é possível padronizar a comunicação entre as equipes, clientes, investidores e fornecedores.
2. Elabore um manual de crise
Depois de alinhar a comunicação com a equipe, é importante contar com o auxílio dos colaboradores para elaborar um manual de crise bem estruturado para que as ações e estratégias sejam tomadas de maneira rápida e assertiva diante a situação.
Em outras palavras, um manual de crise nada mais é que o documento no qual deve conter uma lista de fraquezas da companhia, explicar como e quando agir diante das mais diversas situações, além dos profissionais responsáveis pelas ações.
Além disso, o manual de crise deve apresentar modelos de informativos prévio, com opções de serem adaptados em demais situações.
3. Mantenha o funcionamento da empresa
Mesmo durante a crise, a empresa não pode paralisar suas atividades. Claro, embora a pandemia exija o isolamento social, a sua empresa pode se adaptar a novas modalidades de trabalho, como o home office.
Além do mais, se você atua com cabeamento estruturado, por exemplo, vale contar com um software de gestão comportamental, que permite a compreensão do comportamento do colaborador, facilitando a criação de estratégias para engajá-los e motivá-los na missão, visão e objetivos da marca.
4. Mantenha a comunicação com o público
Por último, e não menos importante, é fundamental manter a comunicação com o público mesmo durante a crise. Portanto, não deixe de comunicá-los e mostrar o que a empresa está fazendo para contornar a situação.
É importante mostrar que o cliente é valioso para a empresa, por isso, se sua empresa trabalha com dobra de chapa, entre outros, continue oferecendo um atendimento personalizado, ofereça conteúdos informativos e relevantes, faça campanhas de e-mail marketing, entre outras opções.
Assim, você certamente tirará proveito da crise e fará deste momento o ideal para alcançar novas oportunidades de negócio.
Fonte: Portal Contábeis