Contribuintes relataram que têm recebido e-mails falsos em nome da Receita Federal solicitando a regularização de pendências no CPF para evitar possíveis suspensões no documento.
O e-mail, formulado por criminosos, tenta induzir os contribuintes a fornecerem informações confidenciais, como fiscais e bancárias, como mostra a imagem abaixo.
É possível perceber que a mensagem leva os timbres do Governo federal, do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.
Contudo, a Receita afirmou que se trata de um e-mail falso e reiterou que o Órgão não envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.
Orientação Receita
A Receita orienta contribuintes a não responder qualquer mensagem dessa natureza, sob risco de estar repassando aos fraudadores dados pessoais.
Veja como proceder caso receba mensagens falsas:
1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem ao órgão; e
3. excluir imediatamente a mensagem.
O contribuinte pode obter mais esclarecimentos sobre essa tentativa de golpe nas unidades da Receita ou pela internet (www.receita.fazenda.gov.br).
Fonte: Portal Contábeis