Emissão de carteiras de trabalho está suspensa em Minas até dia 4 de julho

A emissão de carteiras de trabalho está suspensa em Minas Gerais até o dia 4 de julho. O sistema do Ministério do Trabalho está sendo atualizado. Haverá um cruzamento de dados com outros sistemas do governo, o que promete agilizar a entrega do documento.

O Ministério do Trabalho está implantando o novo sistema de emissão de carteira desde o dia 3 de junho. Em Minas Gerais, o sistema estava funcionando com pequenas intermitências por causa da estrutura da rede.

De acordo com o ministério, quem tiver problemas na carteira de trabalho não perde o direito de receber o seguro-desemprego, mas vai ter que esperar a atualização do sistema para requerer o benefício.

Um treinamento está sendo dado aos funcionários que vão trabalhar com o novo sistema. De acordo com o ministério, o novo sistema será mais seguro para os trabalhadores. A nova versão terá verificação com a base de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios, conferindo, dessa forma, mais segurança ao trabalhador, ao empregador e ao estado.

As informações serão autenticadas no ato do atendimento, quando será tirada a foto do trabalhador e coletadas as digitais e a assinatura, dando também mais comodidade. Os processos de solicitações do documento trabalhista feitos anteriormente continuam em andamento e seguem sem alterações.

Para aqueles que forem contratados durante o período de paralisação do sistema e que ainda não tenham a carteira de trabalho, o ministério informa que a consolidação das leis trabalhistas concede o prazo de até 30 dias, após a admissão, para que o empregador assine o documento do trabalhador – desde que a empresa emita um atestado com a data de admissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de pagamento. O mesmo se aplica em casos de demissão.

Os agendamentos para retirada da carteira de trabalho devem ser feitos pelo site do Ministério do Trabalho.

 

Fonte: G1